EDITAL Nº15/2022 SELEÇÃO DE BOLSISTAS MOSTRA DE ARTE DO IFMT - 2022 4ª Marte

Publicado por: Reitoria / 17 de Março de 2022 às 11:54

A 4ª Mostra de Arte do IFMT (MArte) é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, por meio da Pró-reitoria de Extensão, coletivo de docentes de artes do IFMT e do Campus Confresa em parceria com a Prefeitura Municipalde Confresa.  O evento tem por objetivo fomentar a criação e apreciação artística no estado, principalmente na região do Araguaia – Xingu, envolvendo os diversos setores ligados à educação, com vistas ao fortalecimento da arte e cultura enquanto ferramentas eficazes na transformação social, solidificação da consciência de cidadania e formação para vida e para o trabalho.

Em 2022 o evento ocorrerá no período de 25 a 31 de julho de 2022, na cidade de Confresa-MT.

O EDITAL Nº15/2022 visa selecionar 40 (quarenta) discentes do IFMT Campus Confresa que contribuirão na realização da 4ª Marte Confresa 2022, colaborando, assim, com a permanência e a conclusão dos estudos, na perspectiva de inclusão social, democratização do acesso à educação pública e potencializando o envolvimento dos discentes com as atividades de extensão, arte e cultura.

O edital possui como objetivos específicos:
a) Expandir os conhecimentos acadêmicos dos discentes selecionados sobre o
gerenciamento e gestão de eventos artísticos, culturais e educacionais em todas as
suas etapas;
b) Criar um espaço de aplicabilidade de conhecimentos oriundos das ações de ensino,
pesquisa e extensão no âmbito do IFMT;
c) Oportunizar a troca de experiências e vivências entre os discentes, servidores e
demais membros da comunidade externa envolvidos no processo;
d) Fortalecer a interdisciplinaridade e competências em uma mesma ação;
e) Minimizar os efeitos das desigualdades sociais;
f) Favorecer a permanência dos estudantes no campus até a conclusão do respectivo
curso;
g) Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório por razões
socioeconômicas;

h) Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes entre o ingresso e a
conclusão do curso;
i) Expandir as relações interpessoais dentro do IFMT Campus Confresa;
j) Ampliar os conceitos e conhecimentos na área de Arte e gestão de eventos;

Estudantes prioritariamente oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

Os pré-requisitos para o discente participar deste edital são:
a) Estar devidamente matriculado nos cursos presenciais ofertados pelo IFMT - Campus
Confresa;
b) Possuir disponibilidade de 15 horas semanais no período de execução do evento;
c) Contribuir com a organização do evento conforme os grupos de trabalho que serão
criados;
d) Ter disponibilidade de desenvolver atividades do evento de forma presencial.

Os 40 (quarenta) discentes bolsistas a serem selecionados:
a) deverão cumprir 15 horas semanais;
b) receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais, por
um período de 03 meses.

O período de inscrição deste edital será de 21 de março a 01 de abril de 2022.

Link para inscrição: