Abertura da 3ª Edição da Mostra de Arte do IFMT 2021 - Online

Publicado por: Reitoria / 25 de Novembro de 2021 às 14:41

Na noite desta quarta-feira (25/11/2021) aconteceu a cerimônia de abertura oficial da 3ª Mostra de Arte (Marte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A solenidade aconteceu no formato online com a participação do Reitor Prof. Júlio Santos, Pró-reitor de Extensão Marcus Taques, Profa. Ana Alves – Diretora de Graduação – PROEN, Prof. Michael Alves – Chefe do Dep. Cultura, Desporto e Lazer – PROEX, Prof. Willian de Paula Diretor Sistêmico de Relações Internacionais e dos discentes Bruna Coutinho – Campus Avançado Diamantino, Carlos Eliabe Campus Rondonópolis e Estela Nascimento - Campus São Vicente.

A cerimônia iniciou com os discentes Estela e Carlos dando boas-vindas aos participantes que estavam assistindo ao vivo. Posteriormente, Prof. Willian de Paula assumiu o comando da live e explanou sobre a importância deste evento para o IFMT “gosto de brincar com o nome  do   planeta Marte. Algo que nunca esteve tão perto e ao mesmo tempo vivo como um movimento artístico em nossa instituição. Uma questão do ser! A pessoa que vai para o Mundo do trabalho precisa levar um pouco da Arte”.

A discente Bruna Coutinho, ressaltou a importância do evento para vida dela no âmbito do IFMT. É a primeira vez que ela participa da MArte e o evento tornou-se emblemático em seu processo de formação.

O Chefe do Dep. Cultura, Desporto e Lazer da PROEX agradeceu aos servidores(as) que estão trabalhando e produzindo arte no âmbito do IFMT. A Profa. Ana Alves, representante da Pró-reitoria de Ensino, ressaltou a importância da arte no processo de formação humana dentro do IFMT.

O Reitor do IFMT, Prof. Julio Cesar dos Santos, em seu discurso, reforçou o compromisso com os docentes da área de artes e discentes que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão nesta área de conhecimento em nossa instituição acerca do “cuidado, melhoria, investimento e apoio necessário para que a arte e a cultura possam continuar desenvolvendo e contribuindo de forma tão significativa para transformar a vida dos nossos estudantes”.

O Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, destacou que “o ano de 2021, foi um ano de muitos desafios para área de arte, cultura e desporto no nosso IFMT. Aprovamos a política de arte e cultura no IFMT. 2022 se apresentará como o ano de consolidação da criação dos núcleos de arte e cultura em nossos campi. Que a Mostra de Arte seja um grande evento de celebração com tudo que está sendo produzido em nossa instituição”.

Após a Cerimônia de abertura, foi realizada a primeira live intitulada Meninas Artistas. Orientadas pela Profa. Simone de Miranda (Música – IFMT Campus Campo Novo do Parecis), 05 (cinco) jovens artistas discentes e egressas do IFMT, partilharam um pouco das suas vivências e experiência e a necessidade do engajamento das meninas na área da Arte e Cultura em nossa instituição.

As convidadas foram Lívia Martins (discente IFMT Tangará da Serra), Maria Faíla (Discente do IFMT Tangará da Serra), Luana Beal (Egressa do IFMT Parecis), Mayla (Egressa do IFMT Alta Floresta).

Para assistir tudo o que ocorreu no evento acessem o link: https://www.youtube.com/watch?v=MSrLSVP-eUY