Desfile de fanfarras e shows reúne centenas de alunos em Rondonópolis na abertura da 2ª Mostra de Artes do IFMT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 16 de Outubro de 2019 às 12:12

O desfile de fanfarras e os shows de orquestra de violões no Casario reuniu centenas de alunos e chamou a atenção dos moradores que passavam pelo centro de Rondonópolis na tarde ontem, 15, primeiro dia da 2ª Mostra de Artes (Marte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Mesmo debaixo de uma chuva fina, os alunos de 17 campi do Instituto mais três escolas municipais saíram em desfile da praça Brasil, centro de Rondonópolis,  em direção ao Casario, principal ponto turístico e cultural da cidade, as margens do rio vermelho. “É muita emoção poder representar nossa escola e levar nossa arte as ruas. Estou muito feliz e realizado”, afirmou o aluno do campus Confresa, Lucas  Joaquim.

Segundo Adriano Gomes, Assessor Pedagógico da Secretaria de Educação da Prefeitura de Rondonópolis e coordenador do projeto Fanfarras, o desfile é demonstração de valorização da arte como instrumento de educação. “O IFMT  e a prefeitura demonstram respeito e um cuidado com a cultura e a valorização da arte como parte essencial da formação dos alunos”, destacou Adriano.

Para o diretor-Geral do campus São Vicente, Lívio Wogel, o desfile foi uma iniciativa inspirada da organização do evento. “Muito bom esse momento. Mostra que a gente tem o que oferecer, mostra que fazemos cultura também. Mostra que arte é parte fundamental do processo formativo dos alunos e que o IFMT está em constante movimento”, afirmou.

O Campus São Vicente participa da 2ª Mostra de Arte com 80 alunos, desse 63 compõem a fanfarra e 15 o grupo de violões do campus.

Orquestra de Violões

Depois de percorrem a avenida Amazonas, as centenas de alunos se reuniram no Parque das Águas onde se localiza o Casario para assistir aos shows da Orquestra de Violões Unificada de Cáceres, composta por alunos do IFMT campus Cáceres Olegário Baldo e da Unemat. A orquestra é resultado de um projeto de extensão do professor Célio Monteiro.

“A arte faz parte do processo educativo. É impossível dissociar a formação profissional da arte. Eventos como o Marte vem ressaltar a contribuição da arte na formação humana”, frisou o professor Celio. Além da Orquestra de Violões de Cáceres, a noite de abertura contou com a apresentação do grupo de violões de São Vicente e as boas vindas do reitor William de Paula e da diretora do campus Rondonópolis Laura Aoyama.

Texto: Jones Martinho
Fotos: Edur França