Intercambistas da Espanha, México e Japão, enriquecem a MArte do IFMT com Diversidade Cultural

Publicado por: Campus Rondonópolis / 23 de Setembro de 2024 às 12:10

A Mostra de Artes (MArte), realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), conta com a participação de mais de 900 estudantes de 19 campi de diferentes regiões do estado, incluindo alunos intercambistas.

A participação na MArte é uma oportunidade de intercâmbio cultural e de interação com conteúdos que aprofundam temas previamente trabalhados em sala de aula. “Eu participei da fanfarra, mas já havia participado de algo semelhante antes, no meu país”, conta Aoi Goto, estudante intercambista do Japão, do IFMT de Rondonópolis.

"Muito obrigada por me proporcionarem um tempo e uma experiência incríveis, com a sessão de fotos, a apresentação e a fanfarra. Foi um momento tão feliz e maravilhoso que eu gostaria que durasse para sempre, e que no próximo ano eu também pudesse estar aqui novamente. Como estudante de intercâmbio, estou vivendo minha vida escolar, sempre tenho muitos amigos ao meu redor e me sinto realmente feliz. Isso ficou ainda mais claro para mim durante este evento. Agradeço a todas as pessoas".

A estudante japonesa também fez uma apresentação musical tocando violino e cantando canções de seu país, recebendo muitos aplausos dos colegas, que fizeram questão de assistir. Aoi está no Brasil há seis meses e seu intercâmbio, com duração de um ano, é promovido pela AFS Intercultural Brasil.

A troca cultural é um dos pontos altos do evento e reforça o compromisso da instituição em oferecer um espaço inclusivo e culturalmente global, promovendo o aprendizado dos estudantes.

Juan Carlos Oliva Tobias, intercambista do México, estudante do campus do IFMT de Primavera do Leste, compartilhou sua experiência sobre a pluralidade presente nas atividades da MArte. “São diferentes tipos de pessoas participando de várias atividades, como a dança. Esse evento é maravilhoso. Eu estou adorando”, disse Tobias.

Sara Herrera, estudante de 16 anos, representando a Espanha, cursa o primeiro ano de Secretariado no campus de Rondonópolis e participou da MArte compondo o grupo da Fanfarra.

Os alunos vindos do México, Espanha e Japão tiveram a oportunidade de assistir e realizar apresentações musicais, literárias, peças teatrais, obras audiovisuais e exposições, com as mais diversas linguagens das artes visuais.

Por: Victor Nascimento e Isabelli Pinheiro - estudantes de Jornalismo na Unemat, sob supervisão da professora do curso, Lilian Martins