Mostra de Arte encerra com mais de 100 apresentações; Tangará da Serra é próxima sede

Publicado por: Campus Rondonópolis / 24 de Outubro de 2023 às 16:21

O calor cuiabano não foi impedimento para que a 5ª Mostra de Arte (MArte) fosse mais uma vez um dos maiores eventos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). No total, foram mais de 800 estudantes de 19 Campi participando de 125 apresentações artísticas. E como tradição, o próximo local do evento já foi definido, tendo o Campus Avançado Tangará da Serra como sede.

Durante os três dias de evento, foram 41 apresentações de dança, 33 apresentações musicais (solos e de bandas), 32 apresentações de teatro, 19 curta metragens no audiovisual e diversas obras expostas na área da arte visual.

De acordo com o chefe de Cultura, Desporto e Lazer, Paulo Costa, a MArte nasceu do coletivo de professores de artes, que pensaram no evento como forma de incentivar os estudantes a participarem mais de atividades culturais. E o formato itinerante, tem a ideia de levar arte para as cidades onde os Campi estão localizados e mostrar o trabalho do IFMT.

“A MArte nasceu antes da primeira edição, através um trabalho dos arte educadores em 2016.  A primeira edição foi em Cuiabá, e desde então não paramos mais, passando por Rondonópolis e Confresa. Esperamos caminhar por muitos anos levando equipamentos culturais para todas as cidades”, disse.

Para o evento de 2024, a decisão da escolha do Campus Avançado de Tangará da Serra partiu dos diretores e arte educadores. E o retorno para o interior foi comemorado pelos estudantes e servidores, que entendem a importância de promover a marca do IFMT, em todos os cantos do Estado.

Com experiência dos Jogos do IFMT, o Campus Tangará, já começou a organização do evento em 2024, iniciando parceria com a prefeitura para envolver toda a cidade. De acordo com o diretor, Gilcelio Luiz Peres, a expectativa para receber a mostra é grande. “Já estamos fazendo levantamento dos hotéis e dos restaurantes para atender o evento. Estamos ansiosos para receber os estudantes e servidores, e tenho certeza que será um grande evento”.

O encerramento da MArte acontece nesta terça-feira (24), com a mesma intensidade de apresentações do primeiro dia. E, como de costume, deixará muita saudade entre os estudantes, que aproveitam o momento para conhecer as obras dos colegas, e terem a primeira experiência, na maioria das vezes, de pisar em um palco profissional.

Essa é uma das magias que a Mostra proporciona aos jovens artistas, fazer com que tenham experiências já no ensino médio, de atividades culturais, e proporcionar a vivência de conhecer novas cidades.

Para o estudante de primeiro ano, do curso de Agropecuária, do Campus de Alta Floresta - Polo Paranaíta, Henrique Meireles, o IFMT proporciona espaço para as artes de uma forma que ele nunca havia vivenciado e trocar experiência com outros Campi, é uma das melhores recordações que ele levará da MArte.

“Eu achei uma experiência incrível. Na parte de artes visuais, eu vi que aqui finalmente a arte encontrou seu espaço. Foram três dias de muita socialização, tanto que chego no hotel com a bateria social esgotada, pois é tanta interação, tanta cultura que ficamos eufóricos”, disse.

Acesse AQUI o vídeo com alguns momentos da MArte 2023.