"Os caminhos do teatro Moderno: Uma possibilidade de profissionalização por meio das artes cênicas" é tema da palestra da II Mostra de Arte

Publicado por: Campus Rondonópolis / 30 de Setembro de 2019 às 12:19

A palestra será realizada no dia 16 de outubro, às 9h, no IFMT – Campus Rondonópolis

A II Mostra de Arte (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) vem com uma pegada diferente nesta edição itinerante, que terá o Campus Rondonópolis como sede. Além das apresentações de dança, música, teatro, poesia e exposições de artes visuais, o evento traz também uma Palestra Show. Totalmente voltada para a arte, a palestra no dia 16 de outubro, às 9h, terá como tema "Os caminhos do teatro Moderno: Uma possibilidade de profissionalização por meio das artes cênicas" e será ministrada pelo professor e doutor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Marcelo Colavitto.

Durante a palestra, Colavitto apresentará de maneira lúdica para o público formado por estudantes e professores os primórdios do teatro moderno e popular, conhecido também como Commedia Dell’Arte, que teve como princípio a comédia itinerante, no qual, os palcos eram improvisados, assim como a atuação dos atores.

Além disso, serão apresentados os arquétipos universais do teatro, que são por exemplo, o casal apaixonado, o vilão, a mocinha, e além de outros personagens conhecidos pelo público em novelas e filmes.

“Durante a palestra vou falar sobre a Commedia Dell’Arte, que criticava a burguesia, capitalismo e injustiças sociais. E de maneira lúdica vou tratar sobre os primórdios do teatro moderno, que podem ser vistos hoje em filmes como o Alto da Compadecida”, explicou o professor.

Para a organização do evento, a vinda do ator, professor e doutor Marcelo Colavitto tem como objetivo incentivar os jovens a se inserirem mais no mundo das artes, não tendo necessariamente a arte como profissão, mas como ferramenta para utilizarem nos desafios do cotidiano.

Marcelo Colavitto é doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduado em Bacharelado em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu (1994), licenciado em Artes Cênicas com habilitação em Teatro (2001) pela mesma instituição. É também autor do livro MEU CLOWN: uma pedagogia para a arte da palhaçaria. O livro trabalha a metodologia de formação de palhaços e estará disponível durante o evento para o público.

A II MArte, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro, é um evento realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão do IFMT (PROEX), a Prefeitura Municipal de Rondonópolis e a Câmara Municipal de Rondonópolis.

Mais informações sobre o evento:
Instagram: https://www.instagram.com/marte_ifmt/
Facebook: https://www.facebook.com/MostradeArteIFMT/