Pró-reitores apresentam resultados positivos de ações no IFMT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 20 de Agosto de 2019 às 13:47

A abertura do III Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEx), contou com uma dinâmica diferente nesta edição. A realização de um Talk Show, formato aprimorado da tradicional mesa redonda, no qual, os palestrantes ficarem sentados em torno do público. Outra mudança fundamental também, foi com relação ao papel do mediador, que também atuou como um apresentador. E para os alunos presentes, o novo formato funcionou melhor para aproximar os palestrantes do público.

O primeiro Talk Show realizado no Campus Rondonópolis contou com a participação dos Pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão. E o apresentador do Talk Show foi o coordenador da Extensão do IFMT Rondonópolis, Adriel Jackson Batista de Oliveira. Num primeiro momento, ele foi o mediador de um bate papo com os pró-reitores sobre os avanços do Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMT, as contribuições desses avanços para a sociedade e alguns casos de sucesso nas três áreas. Em seguida, o Talk Showcontou com a participação dos alunos que fizeram diversos questionamentos, que foram prontamente respondidos pelos servidores participantes do Talk Show.

Segundo o Pró-reitor de Ensino Carlos Câmara, as três pró-reitorias, dentro das suas autonomias, atuam de forma integrada e colaborativa para desenvolver políticas de educação e fomentar a participação de alunos e servidores em eventos científicos, como o CEPEx. O setor de ensino, mais precisamente, busca, segundo ele, “desenvolver políticas de educação [..]”, ou seja, ações para colocar em prática medidas que melhorem ainda mais a qualidade da educação ofertada pelo IFMT, como, por exemplo, “ [..] os cursos de gestão e capacitação de alunos para atuarem nos grêmios estudantis, projeto piloto aqui no Mato Grosso e que será expandido para o Brasil inteiro”, explicou.

Partindo para o campo da Pesquisa o Pró-reitor Wander Miguel de Barros destacou que, em toda a rede do IFMT, há 450 projetos de Pesquisa em andamento, os quais têm contribuído para o avanço na resolução de problemas das comunidades locais. Segundo ele, o maior objetivo dessa área do Instituto é, em síntese, “colocar as ideias dos alunos em prática.” Para isso, o dia a dia dos servidores desse setor consiste em captar recursos junto a órgãos financiadores como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Já em relação à Extensão, o Pró-reitor Marcus Taques, divulgou que atualmente estão em andamento 169 projetos de Extensão no IFMT, número que pode ser considerado um salto, já que em 2016 havia 58. Dentre tais atividades extensionistas, figuram os aclamados Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT); Circuitos de Arte e Cultura; as Jornadas, Congressos e WorkShops e a Mostra de Arte (MArte). Ressalta-se, ainda, o projeto Teresa de Benguela, voltado à promoção de cidadania e geração de renda a mulheres em vulnerabilidade social, o qual recebeu reconhecimento nacional como projeto de extensão em destaque por suas ações.

Durante o Talk Show foi ressaltado a ideia principal de que o aluno é muito importante na efetivação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, uma vez que tais projetos só irão se concretizar se os alunos se prontificarem para auxiliar em sua realização. Diante de todas essas oportunidades para os estudantes o pró-reitor de Extensão aconselhou: “Aproveitem cada momento aqui, porque passa e passa rápido. Se tiver projeto de Ensino, de Pesquisa de Extensão pra participar, aproveitem, pessoal. Vocês são privilegiados”, disse.

Nesse sentindo, a estudante do 2º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio, Nádila Hartt, concordou. “é mesmo um privilégio estudar numa instituição que oferece educação de qualidade e tantas oportunidades de adquirir conhecimento e experiências que serão muito úteis na nossa vida acadêmica”.

Matéria produzida para o projeto - Jornal GIRO IFMT
Texto: Carlos Daniel - 2º Informática