VI MArte destaca parcerias institucionais e grande participação do público

Publicado por: Campus Rondonópolis / 25 de Setembro de 2024 às 17:38

Parcerias de sucesso marcaram a VI edição da Mostra de Arte (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizada entre os dias 17 e 20 de setembro em Tangará da Serra. O evento de extensão atraiu cerca de seis mil pessoas, entre estudantes do Instituto e membros da comunidade externa, com apresentações de alto nível produzidas pelos 19 campi.

A MArte contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A colaboração entre as instituições de ensino municipal, estadual e federal trouxe uma dinâmica de troca de conhecimento, cumprindo uma das missões da Extensão em seus eventos.

No que diz respeito à infraestrutura, uma demanda antiga dos arte-educadores que buscam melhores espaços para as apresentações dos estudantes, o Chefe do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer, Michael Alves, destacou que esta edição foi uma das melhores até o momento, especialmente pela qualidade dos prestadores de serviço.

“Nós alcançamos o objetivo de público e aumentamos a participação de expositores, ultrapassando mil estudantes este ano. Avançamos em questões técnicas, pelas quais nós, professores da área de artes, vínhamos lutando, especialmente na parte da infraestrutura. A prestação de serviços especializados foi fantástica para eventos educacionais, e isso merece destaque, pois precisamos de empresas que compreendam a realidade do nosso evento”, afirmou Alves.

A MArte em Tangará da Serra apresentou uma nova forma de gestão de eventos na área das artes no IFMT. O trabalho dos bolsistas do Campus, a infraestrutura, e a parceria com a Prefeitura Municipal e com a Unemat — que enviou acadêmicos de enfermagem e jornalismo para apoiar nos atendimentos de emergência e na divulgação do evento — deram uma nova visibilidade ao IFMT, além de envolver a participação ativa da comunidade e de grupos sociais.